quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

PASSEIO NO BÓSFORO


Chegamos à Estação de Eminönü para comprar nosso ticket com 30 minutos de antecedência (sugiro pegar o primeiro horário,10:35). Compre seu ticket (custa 15 liras turcas)e tente pegar um bom assento no ferry, embarcando prontamente assim que liberarem o acesso. No dia que eu fui foi tranqüilo, sentei na parte superior, onde é vista é melhor.


O tour de barco dura uma hora e meia para ir e uma hora e meia para voltar. As paradas deste circuito são: Eminönü, Besiktas, Kanlica , Yniköy, Sariyer, Rumeli Kavagi e Anadolu Kavagi , neste último ponto(que é do lado asiático), eu li que o barco fica esperando por um tempo, o que lhe dá a oportunidade de almoçar por lá e/ou para subir às ruínas de Yusa Tepesi. Mas se você for até a parada final não há muitas opções de retorno a não ser pelo próprio ferry.Quem foi até o final me conta se valeu a pena, tá?






 Eu estava sem nenhuma paciência de ficar 3 horas dentro de um barco, então resolvemos descer em Sariyer( que fica a 23 km de Istambul pela estrada, o valor do taxi para volta é de aproximadamente 15 dólares). A cidade é bonitinha, mas nada de mais, existem vários restaurantes com a especialidade de frutos do mar.Dei uma voltinha por lá, nenhum restaurante chamou minha atenção. Resolvemos pegar um taxi e voltar para Istambul.


Acho que o passeio vale a pena, achei bem interessante!É impossível parar de fotografar durante o percurso. Enquanto a embarcação avança, novos monumentos surgem. Mesquitas, palácios ou residências às margens do Bósforo disputam a sua atenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário