domingo, 19 de dezembro de 2010

Lojas de tapetes- Capadócia


Fomos levados a uma loja de tapetes, a visita é interessante, pois mostra o processo todo da confecção dos tapetes, desde o casulo do bicho da seda até as mulheres no tear. A loja é gigante, com milhares de tapetes. Ao final, como era de se esperar, nos levaram para uma sala, o chazinho de maçã foi servido e se vc demonstra um mínimo de interesse, um vendedor te carrega para uma outra sala e aí começa o processo desgastante....Eu queria dar uma olhada nos tapetes, mas se soubesse como acabaria a história nem teria esboçado o menor interesse.Eu e meu marido fomos apresentados a trezentos e cinqüenta tapetes, sinceramente não me apaixonei por nenhum, gostei de um que era pequeno no tamanho e grande no valor e aí eles começam a te convencer que vc tem que comprar o tapete.O mais incrível é que várias pessoas na loja falam português e quando querem te pressionar todos aparecem, quando falam entre eles, obviamente falam em turco.Ao final já estava constrangida, com 10 pessoas em volta de mim(até o guia, que claro iria ganhar comissão, estava ajudando)....Eu odeio ser pressionada...e com todo este circo, já tinha resolvido que não compraria um tapete sob pressão, com risco de me arrepender.Mas foi difícil me livrar da situação, no final já estava irritada e aí mesmo que não levaria tapete nenhum.
Bom, se vc quer realmente comprar um tapete, pesquise os preços aqui no Brasil e leve o tamanho anotado. Negocie o valor, pois a ordem é pechinchar.Eles enviam para o Brasil(eu não tenho coragem de pagar pra ver) e se vc quiser trazê-lo, eles conseguem dobrar de uma forma que o tapete pequeno caiba em uma mala de mão e uma tapete grande, caiba em uma mala com rodinhas.(eles fornecem as pastas e as malas)

Eu sinceramente, pelo transtorno que é e pelos valores, não achei que valeria pena trazer um tapete de lá, até pq eu ainda iria para Marrocos carregando este bendito tapete.



Nenhum comentário:

Postar um comentário