quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Haman-banho turco

Tomar um banho turco, na Turquia, é uma experiencia que não dava pra deixar passar.Na verdade este banho pode ser feito em outro lugares como Marrocos, Espanha, mas já que eu estava lá, queria fazer o haman tradicional turco.

Nós fomos no Hamam Suleymaniye, que é bem legal, mas ao mesmo tempo considerado bem turistico, pois deixa homens e mulheres participarem no mesmo ambiente, então acho a melhor opção pra familias, casais e etc.

É necessário marcar hora no site, então já estava com o horário agendado.Chegamos lá, eles nos deram roupas para trocarmos, eu já tinha visto que a roupinha era um tanto ridícula e me programei para levar o biquíni, mas acabou que fiquei o dia todo na rua e não lembrei de levar o biquíni e ficou em cima da hora, acabei não voltando no hotel pra pegar e acabei usando o short e o top fornecido por eles.Os homens usam uma toalinha que deve ser enrolada, esta mesma toalha tb é dada para nós mulheres, no caso de querermos ficar um pouco mais cobertas.Ganhamos também um tamanco de madeira, difícil de andar, mas impede que vc escorregue no mármore.


Wikipedia 

Você é direcionado ao lugar do Hamam propriamente dito, é uma sala grande toda de mármore, inclusive a cúpula.No meio ,um espaço para que as pessoas fiquem esperando.Na verdade, a sensação é de sauna, o que não agradou meu marido que odeia sauna.Em todos os cantos da sala existem torneiras para que vc possa se refrescar, o que nós fazíamos toda hora.


foto retirada do site pambristow.com, dá pra ter uma noção de como é lá dentro.

Depois seu nome é chamado, vc vai até uma sala separada, mas não fechada e eles começam uma esfoliação em todo o seu corpo com uma bucha vegetal com uma certa força, eu adorei, meu marido não estava na mesma sintonia, lembrando que somente homens atendem e ele teve que se concentrar em segurar a toalinha que cobria seu 1,90 de altura, para que ela não fosse arrancada com a força...hihihi.Vira e  mexe eles jogavam uma bacia de água gelada em cima de vc.Depois deitamos na cama de mármore , jogam um saco de espuma em cima de vc e quando vc não está enxergando um palmo a sua frente, eles começam a massagem Eu adorei a massagem, ela é bem forte e quem não está acostumado pode sentir dor(foi o caso do meu marido)E depois jogam mais espuma, mais bacias de água gelada, te viram de um lado para o outro e assim acaba  a massagem.Depois fomos para outra sala, fomos enrolados em uma tolha quente e sentamos em um lugar, pedi um chá de maça que estava delicioso e assim acabou nossa experiência, que eu achei divertida, mas o meu marido nem tanto.....rs!

Obs:Eles nos levaram de volta para o Hotel, os serviços de ida e volta já estão incluídos no valor de 35 EUROS, que é cobrado pelo haman.

Nenhum comentário:

Postar um comentário