segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Cartagena - O que fazer


Algumas dicas sobre o que fazer em Cartagena.


























































Castillo San Felipe - Avenida Antonio de Arévalo, s/n (entrada: $15.000)
É o maior o maior forte da América colonial. Foi construído em 1657 e reformado em 1762.
Tem várias galerias subterrâneas por onde a gente pode passar. Eu fiz esse passeio com um guia que conheci num psseio pela muralha.












































































Aliás, esse episódio é um caso a parte que merece destaque.
Estávamos na muralha quando uma pessoa, de nome JULIO, nos abordou dizendo que era guia voluntário de uma associação e que poderia nos acompanhar no passeio e que pagaríamos o preço que achássemos justo. Acabamos aceitando. Ele ficou umas duas ou três horas conosco. Depois, quando acabamos o Castello, resolvemos parar porque o dia estava muito quente e eu suava como uma condenada... Julio vira-se para nós e manda a pérola: São $120.000. Isso mesmo!!!!!!!! Um absurdo. A gente pesou em dar $50.000, achando que estava dando muito...
Argumentamos e dissemos que esse preço não era justo e que não daríamos isso de jeito nenhum e que ele realmente quis dar uma de esperto, etc, blablabla. Acabei dando $60.000.
Ou seja, se Julio, ou qualquer outro, abordar você, já sabe. Aceite se quiser, mas saiba que ele acha que é malandro...
De fato, ele deu várias explicações legais. Valia $50.000, já que éramos 2.




Palacio de la Inquisición Y Museo Histórico de Cartagena - Plaza de Bolivar, s/n ($8.000)
Esse museu é bem legal. Tem diversos aparelhos de tortura. Em sua maioria não foram usados no Tribunal da Inquisição de Cartagena, mas foram na Europa. Tem a lista de perguntas feitas no interrogatório das bruxas. Muito sem noção. Perguntas do tipo: Quais as palavras que você pronuncia quando voa? Como você voa tão rápido? - SURREAL!!!
Ventana de la denuncia - As pessoas deixavam na janela as denúncias de práticas que iam de encontro com as práticas e dogmas da igreja, anonimamente.































Puerta del Reloj - É uma das entradas da cidade amuralhada, da acesso a Plaza de los Coches, onde havia o mercado dos escravos (informação dada pelo Julio), onde eles eram negociados assim que chegavam no porto.


Na muralha: Baluarte de Santo Antonio (onde fica o Cafe del Mar), Baluarte de San Francisco (Café El Baluarte), Las Bovedas.
Las Bovedas já foram uma cadeia, mas hoje abrigam uma feira de artesanato.




Se você não ficar hospedado no Sofitel, vá até lá para conhecer o pátio interno. Ele fica num mosteiro construído em 1621.


Embora não tenha ido, porque depois de Cartagena ia direto para San Andrés, um passeio obrigatório,para as viagens que não incluem S.A., são as Islas del Rosário. Os barcos saem do Muelle de los Pegasos, com valores entre $70.000 e $120.000, e levam uma hora e meia para chegar à ilha. A opções de lanchas rápidas (45 min.). Outra opção de passeio é o Oceanário, um aquário com golfinhos, raias e tubarões.





2 comentários:

  1. Olá, td bem?
    Vou a Cartagena de 4 a 8 de maio. Gostaria que se possível me ajudasse. Estou confusa quanto a dinheiro, levo dólares e troco lá, ou o passport check, ou alguma outra dica?
    Qual o valor em média que recomenda levar?
    Gostei muito do seu post.
    Vlwss!!
    Renata
    OBS.: Não vou cair na do Julio!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Renata! Espero que as dicas lhe sejam úteis. Quanto a sua pergunta, eu levei dólares e troquei por lá. Na verdade, levei poucos e deixei para pagar "o grosso" no cartão de crédito para aproveitar as milhas. Agora, com esse aumento do IOF (de 2,38 para 6,38) para as compras feitas em cartão de crédito no exterior, não sei se vale tanto a pena assim... Afinal, fica tudo 4% mais caro que antes.
    No aeroporto de Cartagena troquei alguns dólares, mas consegui um câmbio melhorzinho numa rua que fica bem em frente à estátua do Botero. Quando passar por ali, não deixe de ir na Cevicheria Donde Wippy. Não me lembro ao certo os nomes das ruas mas não tem erro. Se vc estiver "cara a cara" com a gordinha de Botero(de frente pra a frente dela, rs) a rua a sua direita é a da Cevicheria (logo no comecinho, também à direita) e a rua atrás de você é a da casa de câmcio (bem pequenininho o lugar por sinal).
    Espero que ame sua Cartagena como eu!

    ResponderExcluir