sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

7 º dia- Casablanca

Voltamos para Casablanca para pegar o avião rumo Paris, como o voo era à tarde ,ainda deu pra aproveitar e conhecer um pouquinho mais de Casablanca.




Fomos em uma das patisseries mais antiga de Casablanca e segundo o Ali, a melhor . Os doces marroquinos são feitos basicamente de amêndoas e mel. Eles também se utilizam das frutas locais (tâmaras,damasco,uvas-passas). Os briouats (pastéis fritos de massa crocante recheados com amêndoas e mergulhados em mel), os “chifres de gazela” (pastéis assados com massa à base de amêndoas), os feqqas (com amêndoas e uvas-passas), os ghoriba com gergelim ou amêndoas, os beghrir (uma espécie de panqueca com mel) e os baklawa (uma torta de massa folhada fina com recheio de mel, amêndoas e nozes com canela).Eles não são tão doces como os nossos doces, mas são saborosos.




Estes lugares são fornerias, onde são assados pães, frangos, pastillas,cordeiros e etc...Funciona assim, cada um leva o que quer assar e o lugar cobra para isso.A maioria não assa seu pão em casa, eles levam para lá.O que me impressionou é que os pães são misturados para serem colocados no forno, eu não entendi com ele iria saber depois de quem é cada pão, mas descobri que as famílias geralmente fazem marcas com o garfo nos pães, assim cada um identifica o seu...ah tá!


Nesta última foto, a Mesquita estava chamando para a oração. Os Muçulmanos fazem isso 5 vezes por dia, o alcorão diz que o melhor lugar para realizar as orações é a mesquita, até pq é necessário que se lave  as mãos, os pés , a cabeça e rosto, as narinas e que faça bochecho antes de cada oração(todos de preferência três vezes). Existem vários outros detalhes a serem obedecidos para tornar a oração válida, mas a lista é extensa. Se você não pode ir até a Mesquita, a oração pode ser realizada em qualquer lugar, desde que seja virado para a Meca.(na maioria dos lugares existe a sinalização, inclusive nos hotéis).Então é comum ver nos horários da oração, pessoas estenderem seus tapetinhos e fazerem a oração ali mesmo.Eu vi que até em postos de gasolina e nos aeroportos existem lugares destinados as orações.As mulheres geralmente rezam em casa devido as suas obrigações domésticas, o importante é que estejam cobertas, somente com mãos e rosto descobertos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário