sábado, 8 de janeiro de 2011

2 º dia em Marrocos- Rabat







Nosso hotel em Rabat foi o Sofitel jardin des Roses. O hotel é lindo!Como tenho o cartão fidelidade da rede Accor e consegui o status Platinum, tenho direito a up grade de quartos na rede Sofitel, fiquei em um quarto Superior(este da foto).





 Acordamos às 9 horas, pois combinamos de encontrar um casal de amigos, eles fizeram esta viagem com a gente!
O café do hotel era maravilhoso e dedicamos um bom tempo a ele. Como este casal estava vindo do Egito e antes tinha ido a África do Sul, aproveitamos o café para colocarmos o papo em dia.

Saímos de lá já com as malas no carro , pois depois de conhecer Rabat iríamos para Fes.


A capital do Marrocos, Rabat, abriga lindos patrimônios, como o Palácio Real, as duas imponentes portas de entrada e o mausoléu de Mohammed V.














Depois de conhecer outras cidades em Marrocos, se me perguntarem se  vale a pena ir para Rabat?A resposta seria: Se você não tem muito tempo disponível, conheça Fes e Marrakech.
Depois de passearmos por Rabat, fomos para Fes.No caminho está Meknes e resolvemos dar uma volta para conhecer.A cidade é bem parecida com Fes , demos uma volta e como estava chovendo não ficamos muito tempo por lá.


Chegamos no fim da tarde em Fes.Como já estava esperta em relação ao GPS, que com certeza iria se perder por lá(nosso hotel era dentro da Medina), resolvi perguntar para um rapaz que estava na garupa de uma moto onde ficava nosso hotel e ele todo solícito me disse que eu não saberia chegar, mas que me levaria até lá. Fomos nos perguntando quanto sairia esta “gentileza” do rapaz. Realmente eu nunca iria chegar, o GPS então, nem se fala. O hotel é um Riad dentro da Medina e dentro da Medina de Fes não entram carros, tivemos que estacionar em uma entrada próxima e de lá seguimos a pé.O hotel tem um estacionamento perto , onde podemos estacionar.O rapaz desceu da moto e nos levou pelas vielas da Medina até o hotel. Na volta resolvi fazer um agrado lhe entregando uns dirhams, mas ele pra minha surpresa não aceitou, eu insisti, disse que era para agradecer a gentileza e ele disse que não queria...aí ele começou a falar que o pai dele era guia, que ele poderia agendar uma visita para o outro dia, que o hotel iria me indicar um guia que iria só querer ganhar comissão em cima da gente...olha ele me deu uma canseira, eu falei que já tinha contratado um guia(o que era verdade) e que já tinha pago, e ele ficou insistindo, insistindo...foi difícil me livrar dele e para tentar me livrar de uma vez por todas, ofereci de novo o dinheiro, desta vez ele prontamente aceitou e falou eu era pouco(não era), eu disse que era o que eu tinha, agradeci e virei as costas.Ele deve ter me xingado em árabe...mas nem liguei...não entendi  mesmo...hehehhe.
O pessoal do Hotel foi recolher nossas malas e nos mostraram um caminho alternativo para chegar ao Hotel, só que este caminho(que na verdade era um jardim) ficava trancado, então para sairmos eles destrancavam pra gente, quando voltávamos para o hotel, tínhamos que ir pelas vielas da Medina mesmo, o que a noite dava um certo medo, mas não tivemos problemas.
Eu até que queria sair para conhecer  a Medina, mas depois de dar uma olhada no mapa vi que seria impossível sair sozinha sem me perder e resolvi esperar  pelo passeio com o guia no dia seguinte.
Tinha feito reserva em um restaurante francês chamado Maison Blanche( filial do de Paris). O hotel chamou um Taxi para nos levar.Este restaurante fica fora da Medina, na parte nova de Fes. O lugar é moderno e com uma linda arquitetura. O jantar foi agradável, o garçom era super simpático(Marroquinos adoram os brasileiros)Vale a pena jantar lá, até mais pela atmosfera do lugar do que pela própria comida!


                         Foto retirada do site www.bestrestaurantsmaroc.com
 
Obs: acho bem difícil avaliar os restaurantes em relação à comida, pois acho que depende de tantas variáveis, o prato escolhido, a fome, o  humor,etc...nesta viagem de Marrocos por exemplo, como éramos quatro pessoas(uma por acaso ,chef de cuisine) as opiniões eram diferentes em relação a cada restaurante. De qualquer forma vou tentar colocar minhas impressões de uma forma geral sobre todos os restaurantes.
Em fes tive dificuldades de achar restaurantes legais, em Marrakech as opções são muitas, mas em fes não.Para escolher meus restaurantes em Marrocos entrei neste site e fiz a reserva por lá:






Nenhum comentário:

Postar um comentário