domingo, 9 de janeiro de 2011

3 º dia em Marrocos- Fes



Em fes ficamos hospedados no Riad Fes. Fiquei em dúvida entre este e o Sofitel(que é considerado um dos melhores da cidade, era um antigo Palácio), mas queria ficar em um lugar mais característico em Fes e nada melhor que um Riad.O Hotel é lindo, a decoração é toda no estilo Marroquino, os quartos são espaçosos, adorei!!













 O café da manhã era ótimo!Marcamos com nosso guia as 9 horas.Nosso guia foi indicado pelo Hotel.Ele fala espanhol, inglês, francês e italiano.O nome dele é Youbi Houssine, celular 00212(0)661987366 e o e-mail: youhou28@hotmail.com.
Bom, o que é necessário saber sobre os guias.O valor cobrado pelo tour é ridicularmente barato, mais ou menos 10 doláres por pessoa(éramos 4 pessoas, se forem 2, seriam mais ou menos 20 dolares por pessoa).Eles ganham na verdade com a comissão do lugares que ele nos leva para comprar.Não temos como fugir disso, então o negócio é relaxar(no meu caso comprar,hahahah).Eu perdi a conta de quantas lojas ele nos levou para comprar, umas interessantes, outras não, no final  falei pra ele que não queríamos mais nenhuma loja , mas mesmo assim ele nos levou , então resolvemos empacar na porta até ele se convencer que não compraríamos nem mais um alfinete.Na verdade ele te leva nos pontos turísticos, mas entre um ponto e outro, uma lojinha pra ele ganhar a comissão. Na maioria das lojas não nos sentimos coagidos para  comprar, até pq na maioria a coação não era necessária..rs!.Mas em uma loja de tapetes, eles baixaram toda a loja e desde do começo estávamos dizendo que não iríamos levar aquele trambolho tapete para o Brasil.(detalhe:acabei comprando um tapete em Casablanca, antes de ir embora ,hahaha)Voltando a loja de tapete em Fes, no final já tinham separado os dois casais e nós fomos para uma outra sala, depois de falar que não queríamos um tapete, ele resolveu parar e ficamos conversando sobre assuntos aleatórios.No final foi legal pq o cara era gente boa e ficou contando a história da vida dele e ao final ele e o ajudante ficaram elogiando as brasileiras, dizendo que nós éramos as mais bonitas do mundo.Mas nosso casal de amigos não teve a mesma sorte , o cara ficou insistindo para eles levarem o tapete e no final eles estavam nos procurando pela loja para sairmos correndo de lá.













Bom como estávamos de carro, o guia sugeriu que pegássemos o carro para fazermos uma visita nos locais mais distantes.Nos levou em um lugar com vista panorâmica de fes










e depois nos levou em um lugar que fabricava cerâmica.






De lá estacionamos o carro e fomos visitar a Medina. Lojas, lojas e mais lojas..farmácias naturais, antiquários e etc...Uma das lojas vendia couro e pudemos conhecer o curtume, onde foi gravado “o Clone”.


Mas o passeio não foi só de lojas, o guia também nos levou em mesquitas, museus e outros pontos turísticos.








O guia nos levou em um lugar para almoçar, eu sempre fico com pé atrás com estes restaurantes indicados, mas me enganei, o restaurante Marroquino era bem tradiconal e excelente, uma das melhores comidas marroquinas que comi.






O tempo de duração do tour com o guia , depende do tempo que vc fica em cada loja, o nosso acabou às 5 horas.
Voltamos para o hotel e ficamos no Bar,um lugar super agradável, diga-se de passagem.

À noite fiz reserva no restaurante La  Maison Bleue. O restaurante é super indicado e segue a tradição da maioria dos restaurantes que servem comida Marroquina, eles servem vários pratos da culinária local, assim é possível provar um pouco de cada. O valor por pessoa são 550 Dhs(mais ou menos 65 doláres).Os refrigerantes e o vinho Marroquino também estão incluídos.Sinceramente , gostei do ambiente, do serviço, mas a comida do almoço estava melhor(ou será que já tinha comido muito no almoço?)A  sobremesa agradou,nos  foi servido como se fosse um mil folhas com um creme, estava delicioso!O restaurante era próximo ao hotel, então fomos e voltamos a pé.


   Foto retirada do site www.bestrestaurantsmaroc.com


Um comentário:

  1. "Grande artigo e óptimo blog! Deixe aproveitar este seu espaço de comentários para apresentar Viagens em Marrocos. Somos uma equipa de especialistas em turismo por todo Marrocos. Planeamos viagens de sonho em Marrocos, passando por deserto, cidades, montanhas e oásis de uma beleza incrível. O nosso site é http://www.viagens-em-marrocos.com, e aí pode ver mais detalhes e ideias. Se estás a pensar em Marrocos, vem experimentar um dos nossos veículos 4x4 e conhecer os segredos mais escondidos. Obrigado. Omar"

    ResponderExcluir