terça-feira, 11 de janeiro de 2011

5 º dia Marrakech

Marcamos com nosso guia no hotel deles às 9 :30.O guia é Marroquino, mas fala português. O e-mail dele pra contato é Houssaine Belghazi, o e-mail dele é belghazi4@hotmail.fr
A riqueza cultural de Marrocos está estampada na arquitetura, galerias e museus que tornam o país um destino para apreciadores da história e da arte. Em Marrakech não é diferente, mas na minha opinião, a melhor maneira de compreender o modo de vida e cultura local é se perder pelos labirintos formados pelas vielas da Medina.Nada melhor que observar o movimento caótico das ruas, seus habitantes e seus costumes enraizados pelas tradições milenares. Em um mundo globalizado, talvez todo este encantamento se perca, talvez os jovens não queiram manter toda esta cultura viva, talvez abandonem suas tradições em busca de uma vida mais ocidental. Pude perceber nos detalhes que esta mudança já começou, é uma pena....será que um dia todos os países estarão tão parecidos que viajar não terá a menor graça?

Desta vez o tour foi feito todo a pé.Como já tínhamos visitado várias lojas em Fes, na maioria das vezes não entrávamos nas lojas que ele nos levava.Ele nos levou em todos os pontos turísticos da Medina.O mais legal deste guia é que ele nos falou muito sobre o Alcorão e pudemos assim entender mais um pouquinho do livro sagrado deles, falou muito tb sobre os costumes dos Marroquinos .













 

 Ao final o guia nos deixou em um restaurante Marroquino , o  restaurante não era muito glamuroso, mas a comida era boa.Depois deste ...decidimos  que não iríamos em mais nenhum restaurante Marroquino, já tínhamos experimentado de tudo um pouco.


 De tarde fomos passear na parte nova de Marrakech, lá existem várias lojas, onde vc pode encontrar peças de decoração exclusivas, bem diferente do que vc encontra nas barraquinhas da Medina.
 A poeira, a cor ocre presente nas construções e o burburinho da Medina contrastam com a relativa sofisticação da moderna e ocidentalizada Guéliz, com suas amplas avenidas, senso de ordem e comércio organizado.


                                                                                                                 trekearth.com

Ainda deu tempo de visitarmos mais uma vez a Medina, só que desta vez, sozinhos, sem a ajuda de um guia. Andar na Medina de Marrakech é bem mais fácil não é tão difícil quanto andar na Medina de Fes.Em Marrakech, vc tem como referência a praça Djeema El- Fna, então é só  partir dela e pegar uma das ruas que começam nela, depois é só voltar pelo caminho que vc andou e vc retorna a praça, assim vc não se perde!


A praça  Djeema El- Fna  é repleta de  encantadores de cobras, barracas de comidas típicas, cantores e contadores de histórias...estes dão a essa praça uma atmosfera mágica. Uma experiência sensorial.
 




Tradicionalmente cada souk é um mercado de um tipo específico de produto (metal, tapete, couro, especiarias, etc.). Hoje em dia essa divisão não é mais tão rígida e é possível encontrar diferentes tipos de produtos em uma mesma área dentro dos souks. Mas conhecer os souks é, sobretudo, um mergulho na cultura árabe e um espetáculo para os olhos.
Seu instinto consumista provavelmente será aguçado, mas a compra e o processo de barganha fazem parte da experiência enriquecedora que é conhecer um pouco dos personagens dos souks, os vendedores de especiarias, tapetes, objetos de decoração, roupas, acessórios, cosméticos e utensílios. Abra a carteira cabeça e mergulhe neste lugar único.
À noite fomos em um restaurante-bar excelente. Decoração moderna e impecável, comida legal, no dia que eu fui tinha até um DJ tocando a noite inteira. Vale a visita!
O nome é bô-zin
Route de l'Ourika - Km 3,5 - Marrakech
    Foto retirada do site www.bestrestaurantsmaroc.com





Nenhum comentário:

Postar um comentário