terça-feira, 5 de abril de 2011

Dicas São Petesburgo

Como na minha próxima viagem irei conhecer São Petesburgo, uma amiga querida me enviou suas dicas e impressões sobre a cidade, resolvi compartilhar com vocês.Aproveitei e peguei algumas fotos dela para ilustrar o post.

SÃO PETESBURGO (SP):
É considerada a cidade mais européia da Rússia.
Sua avenida principal (Nevsky Prospect) é comparada a Champs Elysées, mas... rs!!!
VISITAS/PASSEIOS OBRIGATÓRIOS:
1-Igreja do Salvador sobre o Sangue Derramado (linda por dentro e por fora - parece um castelo da Disney por fora!!)
2- Catedral de São Isaac (é imensa e tb mto bonita por dentro! tem a 3a ou 4ª maior cúpula do mundo - pelo que lembro só perde pra São Pedro do Vaticano e São Paulo de Londres) - na praça em frente tem a famosa estátua do cavaleiro de bronze
3- Fortaleza de Pedro e Paulo (tem catedral dentro: de São Pedro e São Paulo com as tumbas do czares russos)
4- Palácio Petrodvorest – está para SP assim como Versalhes está para Paris - tb é um pouco afastado de SP, acho que cerca de 30km - era o palácio de veraneio do Czar Pedro e é lindo por dentro! Os jardins tb são belíssimos: tem que ir num dia em que as fontes estejam funcionando!!
5- show folclórico de dança e música russas típicas – kosacos (comprei o ingresso no concierge do hotel e o show foi num teatro/palácio: não lembro o nome, mas há vários shows desses pela cidade...)
6- Museu Hermitage (imenso!!) – ver a praça em frente com a coluna de Alexandre
7- Catedral de Kasan (impressionante!!)
8 - ver o Portâo de Narva (Arco do Triunfo)
9- atravessar a ponte Troitskiy Most para vista bonita da Fortaleza de Pedro e Paulo, do Hermitage, e da cidade como um todo (fizemos isso de dia e depois tb no tour noturno)
10- Palácio de Pushkin - era o palácio de veraneio da czarina Catarina - é fora da cidade, acho que mais ou menos a 1h de distância, ou menos, não lembro bem pq fomos em micro ônibus - nele tem a sala toda feita de âmbar que é super famosa!

LUGARES/PASSEIOS QUE GOSTEI MUITO, mas não considero obrigatórios:
11- Almirantaço (Admiralty) – era o Quartel da Marinha russa e hoje é o Colégio Naval (os jardins em frente são bem bonitos)
12- passeio de barco pelos canais (o que eu fiz tb ia até o Rio Neva, que é o rio da cidade!)
13- Campo de Marte (o Champs de Mars de SP - meio sem graça, mas tem vista bonita do topo da Igreja do Salvador sobre o Sangue Derramado)
14- passeio noturno para ver a cidade iluminada (comprei no hotel - um ônibus nos pegou às 23:30 para o tour - paramos em vários lugares, e à 1h da madrugada fomos ver as pontes iluminadas da cidade "se abrindo" para os barcos passarem, que faz parte do roteiro turístico de SP!)
15- monumento aos heróis da 2a Guerra Mundial (nesse só vá se sobrar tempo, pq fica meio afastado, apesar de ser dentro da cidade - pegamos o metrô mas ainda tivemos que andar um bocado) - é só um monumento mesmo com alguns túmulos.
DICAS:
Se não der para ir aos 2 palácios fora da cidade, preferi o Petrodvorest ao Pushkin.
Vcs têm que comer blini e ikra krasnaya (panquecas com caviar vermelho) com vodka!!
Também vale provar borsht (sopa de beterraba) e nós tb comemos kyshka (linguiça/salsicha) que são mto típicas lá!

Estas dicas forma preciosas, quando voltar coloco minhas impressões aqui no Blog!!