terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Organizando a viagem...

Vários amigos me perguntam onde procuro hotéis e vôos, o que fazer, o que tem de interessante nas cidades, enfim, como eu preparo a minha viagem.  Vamos lá:

Bem, a primeira coisa a se fazer diante de tantas opções é escolher um destino.  Tarefa que não é lá tão fácil assim, pois ele tem que se encaixar com o período disponível e com o bolso da gente...

Como costumo ver sites e revistas de turismo e viagens, a lista dos lugares que quero ir na vida já está pronta, quer dizer, iniciada (e não vai acabar nunca...)

Decidido o destino, compremos as passagens.  Em viagens nacionais, costumo ir direto no site da Decolar. (http://www.decolar.com.br/). Não compro por lá, pois muitas vezes é um pouquinho mais caro, mas é um ótimo buscador de passagens disponíveis e preços.  Com a pesquisa de lá já tenho uma idéia dos horários e valores, qual é o melhor vôo, então vou ao site da cia aérea para efetuar a compra da passagem.

Se a viagem é internacional, dou uma olhada no Expedia (http://www.expedia.com/).  Faço o mesmo procedimento para ver se tem alguma diferença de preço e compro a mais em conta. Óbvio.

Para a escolha dos hotéis, costumo dar uma olhada nos que são indicados em guias. Faço pesquisa de preços no Booking (www.booking.com), no Priceline (www.priceline.com), e afins, mas sempre verifico no Tripadvisor (www.tripadvisor) qual a opinião da galera que já esteve nos lugares. 

No tripadvisor tem um ranking de acordo com os comentários dos usuários.  É importante abrir o comentário porque um comentário negativo que pode ter influenciado na nota não ser nada importante para você, por exemplo, um hotel numa cidade grande não ter internet wifi pode importar muito para quem faz uma viagem de negócios e não dizer nada para quem está turistando...

Também dou uma olhada nos restaurantes mais bem cotados do tripadvisor, depois procuro o site oficial do restaurante para ter uma ideia de como é, valores, menu, enfim, o que estiver disponível.  Então, se estiver no bairro, ou perto de um restaurante legal, já sei onde almoçar ou jantar.

Costumo também comprar um mapa da cidade (quando é cidade grande) para marcar os percursos que pretendo fazer, por dia, até mesmo para ver se é factível ou não.

Outro site que sempre dou uma olhadinha, principalmente em viagens low coast, é no mochileiros.  Só para ver se alguma coisa ali se adapta ao que eu quero.

Sempre faço uma planilha com os custos estimados da viagem (quem não me conhece vai até achar que sou uma pessoa organizada, já aviso: NÃO SOU! haha).  Quando é possível incluo inclusive os gastos com gasolina e pedágio.  É! Existem sites que calculam tudo isso pra você!!! Nas viagens que fiz na Europa usei o Mappy (http://www.mappy.com/).  Ainda não usei mas descobri recentemente um site para viagens nacionais (http://www.mapeia.com.br/).

Obviamente, sempre compro um bom guia, normalmente o Guia Visual da Folha.  Lembre-se sempre de tirar cópias das partes importantes, dos locais que você vai passar.  Levar o guia o dia inteiro na bolsa é um peso desnecessário!!!!!

Gosto muito também dos guais da Viagem e Turismo, as dicas de restaurantes valem a pena.

Boa viagem!













Nenhum comentário:

Postar um comentário